- Estadão -Campeão da São Sivestre/2007 - Categoria Cadeirantes - Ex-aluno meu. Orgulho. Inteligente, espirituoso, perseverante, bonito, engraçado (ri de si mesmo na boa), casado, duas filhas.
Causa da necessidade especial: paralisia infantil.
Eu o conheci mais de perto, um ano antes dele ser meu aluno, quando propus um tema de seminário (Aspectos Psicológicos do Portador de Necessidades Especiais) entre outros (do adolescente e do idoso). Se as escolhas dos grupos fossem equilibradas, bem, se não, haveria sorteio. Não precisei fazer sorteio, o interesse foi equilibrado. O objetivo era instigar a pesquisa e o consequente conhecimento, claro, mas mais do que isso, mostrar frentes de trabalho. Pedido dois meses antes do primeiro grupo se apresentar, não valia trabalhos nada menos do melhor que eles pudessem fazer, e eles podiam muito, provoquei. E um dos grupos que escolheu o primeiro tema foi fera, além da parte escrita, digna de trabalho de conclusão de curso, bancou a minha sugestão de levar convidados, se safou deles mesmos terem que expor e levaram o Jaciel, respeitando em conversas prévias com ele, todos os tópicos de abordagem pedidos. Então, ele falou sobre a importância da família no processo todo, amigos, preconceito, adversidades, superação, dor, a descoberta do esporte, o trabalho paralelo no começo e por um bom tempo, inclusive ainda naquele momento quando ele já conquistava resultados, mas ainda sem um patrocinador forte, da tentativa de profissionalização, da importância do trabalho de equipe, dos 'não' recebidos e das oportunidades, produtividade, a quantas andou nos anos a sua auto-estima, sexualidade, paqueras, namoradas, casamento, filhos, etc. Levou além da cadeira que usava, uma de competição, demonstrou.
Bom, já ficou longo demais isso aqui, vou só dizer além disso, que o tempo da aula dupla estourou sem reclamações, pelo contrário, os que tiveram que sair por conta de seus ônibus pra outras cidades, foram contrariados, ainda mais porque bem ali abrimos pra perguntas. O pessoal da limpeza resmungou, mas relevou. Foi divertido, foi aprendizado e foi inspirador pra todos, tenho certeza. E um ano depois ele chegava pra fazer o curso, também e em grande parte, falado por ele, inspirado por aquele dia. Será que fiquei feliz?
Outros muitos bons trabalhos vieram, com convidados (como a senhora que nos contou que teve o seu primeiro orgasmo somente aos 60 anos, linda ela) ou sem, nos três temas.
E alguns, felizmente poucos, medíocres, sem nenhum comprometimento. Acontece, e o que veio como consequência, óbvio, foi proporcional. Mas isto é outra história.
- Algumas falas dele -São Silvestre. . . . Primeiro lugar depois de 2 anos tentando, valeu muito o esforço, que não foi facil a subida.O bom que depois da corrida ganhei um prato para poder comer no Réveillon. kkkkkQuando um monte de aleijados se junta, tem que ter espaço.rindo né.
Esta, entre outras, falada pra nós, pouco mais ou menos que 60 pessoas. Risos gerais.
-Aí garoto, parabéns!
Espetáculo as fotos todas e ri com algumas das tuas falas,,rs
-Eu sei kkkk eu também me peguei rindo quando vi a matéria depois de falar na tv kkkkkk
saudades um bjao :)É isso, é tudo isso.
.